Mobilidade e Flexibilidade: qual a diferença?
- Ramon de Almeida Beirão
- 7 de out. de 2020
- 1 min de leitura

Você sabe a diferença de mobilidade e flexibilidade e qual a importância delas?
A mobilidade articular refere-se à amplitude de movimentos que uma articulação pode fazer de forma ativa ou passiva, dependendo de diversos fatores, como características ósseas, ligamentares e musculares. Já a flexibilidade depende diretamente da capacidade elástica do músculo.
Para uma boa saúde motora é muito importante realizar tanto exercícios de alongamento muscular, como de mobilidade articular ativa, para evitar sobrecarga nas articulações e maior capacidade do aparelho locomotor.
A falta de flexibilidade pode contribuir para a perda de mobilidade e assim causar dor, enfraquecimento muscular e assim, levando à limitação do movimento da articulação ativa. Articulações com baixo nível de mobilidade, podem levar à perda de equilíbrio, redução da velocidade e da agilidade, impactando diretamente na nossa qualidade de vida.
Exercícios físicos regulares geram mudanças positivas na capacidade funcional do aparelho locomotor e resultam maior independência nas atividades da vida diária, sobretudo quando envelhecemos. Ademais, o exercício físico regular consegue frequentemente retardar ou reverter o decréscimo de mobilidade, que contribui para o desenvolvimento de doenças e incapacidades físicas em idosos.
Kommentare