Campanha do Novembro Azul!
- drioliveira1902
- 6 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Iniciamos o mês de Novembro com mais uma campanha que busca a conscientização sobre o autocuidado e a saúde: o Novembro Azul!
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a campanha surgiu inicialmente na Austrália em 2003 , com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
No Brasil, a campanha foi trazida em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Entre as ações promovidas durante o mês, há a oferta de exames de próstata gratuitos ou com desconto, além da promoção de ações que levam informação às pessoas e profissionais. É comum, também, ver prédios e monumentos serem iluminados com a cor azul em novembro, semelhante ao que acontece em outubro com a campanha Outubro Rosa.
Qual a finalidade de se organizar uma campanha como o Novembro Azul?
Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque.
O exame, que envolve a palpação da próstata pelo reto (porção final do intestino grosso), este exame é um grande tabu entre os homens. Por conta dos estereótipos da sociedade, muitos homens deixam de cuidar da saúde por medo e insegurança e acabam negligenciando os cuidados. Assim, a campanha do Novembro Azul vêm justamente para quebrar esse preconceito e mostrar que compartilhar informações e levantar o tema são medidas necessárias.
Durante o mês, há muito incentivo para a realização dos exames preventivos do câncer de próstata, muitos médicos indicam que esses exames sejam feitos pelo menos uma vez por ano para os homens a partir dos 45 anos de idade.
Os médicos poiam a ideia da campanha quando este tem uma iniciativa para conscientizar os homens da necessidade de prestar atenção na sua saúde, já que a maioria do público masculino tende a dar menos atenção aos exames de rotina e consultas médicas do que as mulheres.
Além disso, é comum que eles apenas visitem um médico quando estão tendo sintomas, esquecendo ou ignorando que as consultas e exames médicos devem servir como medidas preventivas também. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia 51% dos homens nunca se consultou com um urologista.
Apoie esta campanha!
A campanha é extremamente importante visando a busca pelo autoconhecimento e o cuidado. Assuntos como esses que são "tabu" devem ser cada vez mais discutidos para que se tornem a cada dia algo mais comum. Cuidar da saúde, independente de qual gênero que você se identifique, é extremamente importante e deve ser disseminado sempre!
Commentaires