A mobilização neural no tratamento para dores no punho
- drioliveira1902
- 27 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Na fisioterapia temos vários instrumentos e técnicas que permitem a redução e tratamento para vários tipos de dores: articulares, musculares e neurais.
Dentre as técnicas está a mobilização neural.
Segundo Marinzeck ,a mobilização neural procura restaurar o movimento elástico ao sistema nervoso, o que promove o retorno as suas funções normais.
Esta técnica foi desenvolvida a partir de novos conhecimentos na área da neurobiologia, biomecânica e fisiopatologia do tecido neural e da aplicação dos princípios das terapias manuais a esse tecido.
Estrutura do punho

O punho e mão são constituídos por articulações complexas, cuja principal função está relacionada com as atividades da vida diária.
O punho está constituído por oito ossos do carpo, dispostos em duas fileiras que estão associados com o rádio e com a ulna.
Principais inervações:

1) Nervo mediano: representa um dos ramos terminais de nervos que é responsável pela inervação da maioria dos músculos do compartimento do antebraço (chamado de compartimento flexor-pronador) e ao chegar ao punho, passa em direção à mão para inervar também alguns músculos classificados como intrínsecos da mão.
Por atravessar o punho, ele passa em direção à mão entre os tendões de alguns músculos, e nos casos de compressão deste nervo são observados alguns sinais e sintomas típicos como:
- déficits sensoriais ou perda parcial na palmar da mão e nos dedos descritos anteriormente, assim como dor noturna;
- déficits motores como a redução da força de pinça e movimento do polegar prejudicado (perda da força nos músculos tenares, localizados abaixo do polegar.
2) Nervo radial: As funções do nervo radial são muito amplas e destacam o fato interessante de que ele desempenha um papel tanto na percepção sensorial quanto no controle motor .
No nível sensorial: permite a sensibilidade e a percepção da parte de trás do braço e do antebraço, incluindo cotovelos e pulsos, bem como parte da mão e grande parte dos dedos (exceto o mindinho e parte do anel).
O nível do motor: realiza a extensão dos dedos, punho e braço. Sua ação é especialmente importante no antebraço posterior , inervando os músculos da região posterior (o que permite estender o punho e os dedos) na parte superior do braço (inervando o tríceps braquial).
Uma lesão no nervo radial poderá causar:
perda de sensibilidade em grande parte da parte de trás do braço, nas costas da mão e até nos dedos e perda da capacidade para fazer muitos movimentos .
3) Nervo ulnar: É um dos principais nervos do braço e tem como função enviar comandos para o movimento do antebraço, do punho e dos últimos dedos da mão, como o anelar e o mindinho.
Ao contrário da maioria dos nervos, o nervo ulnar não fica protegido por nenhum músculo ou osso, na região do cotovelo, e por isso quando ocorre uma batida nesta região é possível sentir a sensação de choque e formigamento nos dedos.
Por esse motivo, no nervo ulnar podem ocorrer lesões e paralisias devido a algum trauma ou por manter o cotovelo muito tempo dobrado. Também existe uma situação muito comum, chamada síndrome do túnel cubital, que acontece devido a uma compressão neste nervo.
Mas qual relação tem a mobilização neural com a dor no punho?
A região do nosso punho é composta por inúmeras estruturas musculares, nervosas e tendões. As estruturas nervosas possuem propriedades elásticas, podendo alongar-se e encurtar-se, de acordo com as estruturas que a envolvem acompanhando assim o gesto corporal.
Se alguma alteração no movimento do sistema nervoso se encontrar restrita em relação a mobilidade, o movimento da estrutura do punho pode ser prejudicada.
Portanto essa técnica busca normalizar tanto a função mecânica quanto a fisiológica do sistema nervoso, assim restaurando o comprometimentos do próprio sistema nervoso e também disfunções ocasionadas em estruturas musculoesqueléticas que recebem sua inervação.
Separamos para vocês alguns exercícios bem simples de mobilização neural que irão contribuir para a melhora das suas dores e da melhora na funcionalidade e alongamento do seu punho! Vamos praticar?
https://www.youtube.com/watch?v=eJxvrPR5pr0
A fisioterapia tem tantos recursos para te ajudar nas suas dores, principalmente quando as dores são no punho. Conhecer as estruturas de nosso corpo, como cada uma funciona e as formas para diminuir as dores e recuperar suas capacidades funcionais é extremamente importante para termos uma autonomia maior do nosso corpo!
Coloque em prática todos os exercícios!!
Escrito por Fisioterapeuta Adriele de Oliveira
Crefito 237712-F
Referência Bibliográfica:
MARINZECK, S. Mobilização neural - aspectos gerais. São Paulo, 2000. Disponível em: 11 . http://www.terapiamanual.com.br/br/artigos.php
コメント